19 janeiro 2012

5 de setembro de 1928, no “Diario de Noticias”

.
5 de setembro de 1928, no “Diario de Noticias”:
Estará Lampeão cercado?


É o que se affirma, com o accrescimo de que o bandido está homiziado na fazenda de um amigo do senador Pinto Dantas
Uma noticia devéras sensacional para os nossos leitores: – lampeão, tendo invadido terras do nosso Estado, ao que sabemos, encontra–se cercado pela policia bahiana, numa fazenda, onde lhe deram acolhida criminosa, em Varzea da Ema, municipio do Cumbe.
Pergunta–se: – será desta vez preso ou morto o famigerado bandoleiro, nessa sua nova incursão ao territorio bahiano, vindo de Pernambuco?
Constituirá motivo de vergonha para o nosso departamento policial a impunidade dessa outra “visita”, que está produzindo os seus effeitos, inclusive o exodo das populações mais proximas da zona attingida por Virgolino.
Ao que sabemos, o bandido procura alcançar Canudos!
E tantos destacamentos que fui levar?

– Prender o homem que tem provado o desvalor pratico do Convenio Policial.

As forças da policia chegam a Bomfim, de onde partem em autos–caminhões, realizando o cerco da “fera”, afinal conseguido.
O cerco, agora, parece que põe termo á vida perversa do perverso cearense, que o bernarditismo chegou a apparelhar de contra–revolucionario, com as armas e a farda do exercito.
O chefe de policia do Estado, ao par do esconderijo de Lampeão, que é uma fazenda de propriedade de um correligionario politico do senador Pinto Dantas, deste solicitou aconselhasse esse seu amigo a entregar á força publica o criminoso, sob pena desta, a viva força, tomal–o, uma vez que não ha possibilidade de fuga.
Está, pois, lançado o “ultimatum”.
Aguardemos o fim, registrando tambem, a chegada, hontem, do bacharel Ananias Figueiredo, juiz municipal da região invadida pelo faccinoroso.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário