O cabo Antônio Militão da Silva foi morto por Lampião, em 04/07/1929, em Brejão da Caatinga, Campo Formoso, Bahia.
Em 2021, fui questionado se Manoel Militão da Silva era o pai dos gêmeos Rômulo e Remo Militão da Silva. Tendo conhecimento que o cabo Militão era filho do Delegado de Morro do Chapéu, através dos livros “Morro do Chapéu”, de Jubilino Cunegundes, “Labuta de um Sertanejo”, de Manoel Oliveira Figueiredo, “Caminhos de Irecé”, de Jackson Rubem, comecei a pesquisar. Haveria uma ligação contundente entre Remo e Rômulo Militao, apontando a probabilidade de serem ambos irmãos do cabo Antonio Militão da Silva.
Com auxílio da família de Militão, consegui obter o nome da mãe dos gêmeos, Simoa da Silva, e, através de recorte do jornal Correio do Sertão, que realmente Manoel Militão da Silva e Simoa da Silva eram os pais do cabo Antônio Militao da Silva.
Este militar nasceu em 18/01/1900. Remo e Rômulo Militao da Silva nasceram em 25/01/1913. A mãe Simoa da Silva, logo após o parto destes, faleceu, aos 30 anos de idade.
Através de José Carlos Martins, obtivemos a certidão de óbito do cabo Antônio Militão da Silva.
Na certidão de óbito de Simoa da Silva aparece como declarante seu esposo Manoel Militao da Silva. Atualmente, ambos estão sepultados no cemitério de Morro do Chapéu, assim como Remo e Rômulo. Já o cabo Militão foi sepultado em Brejão da Caatinga.
Destaque-se que Simoa da Silva também surge como Simoa Clara da Silva e Simoa Vitor da Silva, sendo natural de Santa Luzia, hoje Santaluz
Esta pesquisa só foi possível graças às netas e bisnetos de Manoel Militão da Silva e Simoa, e Netos e Bisnetos.
Adelso Mota, Carapicuiba, 27/08/2024.